24 April, 2012

Os Melhores Restaurantes Chineses

A comida chinesa nem sempre recebe o merecido destaque na hierarquia das cozinhas internacionais. Mas eu tenho a sorte de ser amiga do Sérgio Miguel, um verdadeiro especialista nesta área. Foi ele que preparou, em exclusivo para o Menina Rapaz, a lista dos melhores restaurantes chineses da zona de Lisboa. Grande ideia, não é? Comida chinesa de grande categoria e (quase sempre) a preços acessíveis. Porque há coisas que nem a Time Out vos diz.



Estoril Mandarim – A Liga dos Campeões dos restaurantes chineses. O dim-sum (comida a vapor) só é servido ao almoço (tal como na verdadeira China) e é mais barato. Isto é comida chinesa a sério (esqueçam o “porco doce” e o “família feliz”). Se tiver bolsos compridos, prove a “sopa de barbatana de tubarão” e o “pato à pequim” (esqueça todos os que já provou).

Yum Cha – A Liga Europa dos restaurantes chineses. Na relação entre qualidade e preço ganha ao Estoril Mandarim: quase tão bom e bem mais barato. O dim-sum é servido ao almoço e jantar. A não perder: “pães chineses com carne de porco e mel”, “rolos de camarão e manga fritos”, “pato à cantonesa”, “arroz chao chao Yang Zhou” (e o “Yang Zhou” faz toda a diferença) e “massa de arroz com vaca e feijão preto picante” (crocante que só ela). Comida chinesa a sério a preços mais em conta.

Grande Palácio Hong Kong – Parte da equipa do “Yum Cha” veio daqui, mas a qualidade mantém-se. O dim-sum é igualmente servido ao almoço e jantar. O menu destes dois restaurantes é bastante semelhante. A “sopa de galinha e milho” é óptima.

Si HaiDe entre os restaurantes sino-europeizados, é dos melhores. Tanto na qualidade como no preço. Tem um buffet com preços bastante convidativos, mas o menu é melhor: com “crepe chinês”, “frango com ananás”, “pato à pequim” e “vaca com molho de ostra” fica-se muito bem servido. Arrisque em duas especialidades da casa: "gambas com alho" (vêm assadas na chapa) e "gutai" (raviolis de uma mistura entre carne e vegetais).

Voltando aos três primeiros, eis um guia para o “dim-sum” comum a todos eles:
- Har Kau (raviolis de gambas)
- Siew Mei (rolinhos de carne de porco e camarão)
- Chee Cheong Fan (rolinhos de farinha de arroz. Podem ser simples ou recheados)
- Crepes chineses (esqueçam o dos restaurantes sino-europeus. Estes são mais pequenos e vêm em triplo)
- Arroz com galinha enrolada em folha de lodão (sabor completamente diferente de tudo o que já provou)

Desfrutem e bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...